Sunday, August 20, 2006

Atividade

1) Escolher dois sistemas de CMC (ex: fotolog, blog, fórum, chat, MSN, etc.)
Observar:
a) Que tipo de laço social é percebido nas interações? Dê exemplos.
b) Quais tipos de capital social são percebidos nas interações? Dê exemplos.
c) Que tipo de CMC existe? Explique.
d) Você consegue perceber a existência de um grupo através das interações? Explique.

2) Redes Sociais
a) Qual modelo de rede social você julga mais apropriado para os sistemas observados? Explique.
b) Dê um exemplo de conector e explique sua importância.
c) Como as redes sociais podem atuar em campanhas de marketing, por exemplo, no marketing de guerrilha muito popular na Internet hoje? Explique.


1 - Escolhendo como exemplo os “fotologs” e as relações travadas neste tipo de mediação farei a análise do fotolog http://www.fotolog.com/anjinhadepantufa/.

a- É possível perceber laços sociais fortes, onde os “comentaristas” citam detalhes específicos da vida e rotina da “fotologger”:

doceromance @ 2006-08-15 19:53 said:
angélicaaaaaaaaaaaaaa eu te amooooooooooooooo mocinhaaaaaaaaa!que saudades de você!quando luís vier aqui pra recife marcaremos de ligar pra você os dois juntos, para depravarmos por telefone e por tudoooooooooo em dia!te amuuuuuuuuuuu!e que se foda o mundo!Sempre, sempre, sempre tua fã mocinha!:**************************


pixelman @ 2006-08-16 00:46 said:
preciso falar com vc urgente ange... te mando um mail agora, responda assim que der ta? lov u.


Existem ainda os laços fracos, com pessoas que são apenas conhecidos ou admiradores da “fotologger”, ou seja os comentários se referem a quastões menos especificas e normalmente se trata de uma troca de CAPITAL SOCIAL:

poisonousboy @ 2006-08-15 19:54 said:
Tenho medo de fakes 0_0Bjus gata!(adorei te conhecer akele dia, ha muito tempo, kkkkkkkkk)


miiss_takke @ 2006-08-15 19:56 said:
olá.eu te vi na record.pois é.deve ser muito chato essa gentinah fazendo o que faz.eu queria apenas dizer, que acho legal seu jeitoe maneira de ser, achei muito maravilhosa sua tatugem de asas nas costaseu tinah um sonho já de fazer uma, mas nunca vi ngm com ela, e vi vc com uma.:Ta primeira que eu vi.:*


Agora analisando os conceitos de “Breiger” pode-se presenciar laços relacionais, ou seja, laços com pessoas com quem “anjinhadepantufa” mantém um processo de interação:

fe_lokinha @ 2006-08-16 13:14 said:
Pessoas sem personalidade, fazem de tudo para copiar os outros.como eu odeio isso.galeria sexta meu amor??;*

Porém, no caso deste fotolog, a maioria dos laços são associativos, já que diversos comentários são de fãns da “fotologger”, de suas fotos, estilo, tatuagens,... características que associam ela aos seus “comentaristas” sem necessariamente estabelecer uma relação ou sem conter reciprocidade:

xpepitux @ 2006-08-15 19:35 said:
vi voce na rede record, mostrando as tattoos radicais =P mt linda voce...ta add ;)bjs****

ngl @ 2006-08-15 20:01 said:
nunca consegui comentar aqui mas enfim...acho foda esse seu jeito de tipo "foda-se" e as produções... amei a da boneca (melinda eu acho...)=*



b- Quanto aos tipos de capital social estabelecidos nessa rede de relações reconheci os seguintes capitais sociais:

Relacional: já que a “fotologger” anuncia no post um perfil “fake” no orkut que, no caso, utiliza as fotos dela e recebe inúmeros capitais sociais de apoio, condenando a falsa “anjinhadepantufa” e apoiando a “verdadeira”, estabelecendo um rede e uma relação de suporte.

Normativo: ocorre a troca de capital normativo a medida que a “fotologger” dita tendências, é elogiada tanto quanto a sua personalidade quanto as tatuagens. Caracteriza-se ainda como uma troca de capital social normativo quando todos têm reações semelhantes ao post/denuncia.

Confiança no ambiente social: uma vez que em seu post “anjinhadepantufa” denuncia um falso perfil e espera que a rede social o denuncie também, também em seu post ela agradece aos amigos que a ajudam a combater os falsos perfis.


c- No fotolog é possível notar uma comunicação de massa, quando a foto é disponibilizada a qualquer um que conecte-se a rede. O fotolog foi utilizado, pelo menos no post analisado, para o desenvolvimento de uma comunicação assíncrona, ou seja sem uma resposta imediata. Ainda falando das características da CMC o fotolog apresenta linguagem híbrida com escritas própria da internet ( escritas oralizadas, utilização de emoctions).


d- No caso específico desse fotolog creio que não é possível identificar a existência de um grupo já que a maioria dos comentários vem de admiradores da fotologger e que não tem nenhuma relação entre si, ao se trata de pessoas que se conhecem tampouco conhecem “anjinhadepantufa” o ponto em comum é o gosto pelas fotos.


O segundo sistema de CMC escolhido para análise foi o blog http://lalinhaa.weblogger.terra.com.br/ :

a- Os laços presentes no blog de “Lailinhaa” me pareceram fracos, apenas como conhecidos e admiradores, porém sem uma relação de real amizade e proximidade:

Oi!, Vim aki agradecer o coment e falar que tbm vou te linkar, achei seu blog mtu cute, e posso te falar uma coisa? A CANTINA DO SEU COLÉGIO É UM VERDADEIRO ROUBO!!!!!!!!!!!!!!! O meu tbm é assim, um hamburger é 1,50 vc pensa que n é??? Ano passado era 1,30 no colégio q eu estudava em 2004 era 80 centavos, palhaçada né??????? Bjinhu :-*Weblog :
http://karolrebelgirl.zip.netKarol - enviado em 4/8/2006 11:50:00


Existem ainda os laços associativos, quando as outra pessoas se identificam com a blogger ou com as características do site:

Oi Tudo bein com vc?? Nossa seu blog ta lindo!!!! Ta tdu muito bunito aki!! vc ta de PARABÉNS!!! a ftu fiko mto lgl! Bom agora eu vou indo... AHHHHH eu posso te linkar??? bjinhuxxWeblog :
http://par-le-miroir.doce-princesa.com.brPaty - enviado em 20/8/2006 00:13:00

Hellooo!!! tudo blzovisks? tava no weblogger e vi seu blog mt legalzovisks! bem organizado e criativo! quando puder passa lá no meu tah! aguardo... Nataly's...... ps: gostaria de fazer parceria aceita?ah! posso ser destak aki?Weblog :
http://natalys.weblogger.com.br- enviado em 19/8/2006 21:19:00


b- Quanto aos tipos de capital social estabelecidos nessa rede de relações reconheci os seguintes capitais sociais:

Normativo: já que os comentários se assemelham e quase todos elogiam o blog de “lailinhaa” e solicitam uma visita, tornando-se quase que uma regra comportamental.

Cognitivo: é possível perceber ainda a troca de capital social cognitivos a medida que a “blogger” reclama do alto preço cobrado pelos lanches da cantina da escola e algumas pessoas citam exemplos de seus colégio e comparam os preços.


c- Novamente ocorre a comunicação de massa já que o texto e as configurações do blog podem ser acessadas por qualquer um que esteja conectado a internet. Neste caso específico o blog foi utilizado como um meio de comunicação assíncrona já que não possuiu resposta imediata. Os comentários apresentam ainda a linguagem híbrida e termos bem específicos da geração.


d- Novamente não é possível perceber a existência de um grupo já que a maioria das pessoas que comentam e interagem parecem não se conhecer entre si e não formam grupos.



2 –

a- Creio que para ambos os sistemas (fotolog e blog) o modelos mais apropriado seria o de rede sem escala, já que os usuários se caracterizam como megaconectados exercendo conexão preferencial. No caso de “anjinhadepantufas” uma adoração foi criada ao seu redor e diariamente dezenas de pessoas vão até seu fotolog e postam qualquer comentário elogiando-a, se não for pelas fotos, por sua atitude, ou seja ela cria estilos e opiniões que são afirmados em forma de capitais sociais como os comentários. Vale lembrar ainda que a usuária é uma “gold” o que gera mais atenção sobre seu fotolog e a permite entrar no seleto grupo dos “gold câmeras” (fotolog pago). Esse assédio gera também um outro tipo de capital social já que existem comentário negativos:

trashlandia @ 2006-08-19 12:41 said:
como vc eh tao puta pq vc nao tira uma foto do seu pipinao adianta esocnder todos sabem q vc eh um traveco amourbjus


Já o segundo sistema, o blog, “lailinhaa” também exerce influência sobre os demais “bloggers”, que elogiam suas configurações e pedem dicas de como executa-las.

b- Conectores seriam pessoas, computadores,... que atuam conectando outras pessoas, computadores,... por exemplo, no Orkut o perfil do "superconectado" Dudu Maia http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16656021217384259262, um cantor de forró de Fortaleza que possui mais três perfis.

Ele atua como um conector a medida que diversas pessoas estão conectadas a ele e assim mais próximas entre si, se ele “deletar” seus 4 perfis essas milhares de pessoas “quase conectadas” perdem essa condição.

Dudu utiliza o Orkut como uma arma de divulgação dos shows de sua banda exercendo influência sobre milhares de pessoas com apenas alguns “scraps”.

c- O Marketing de guerrilha se caracteriza pela adoção de técnicas inovadoras de publicidade e propaganda. Ao invés da utilização dos já conhecidos meios de emissão de uma mensagem publicitária esse tipo de marketing se utiliza de ações diferenciadas como grafites, lambe-lambe, intervenções junto ao público alvo, etc.

Um dos principais lemas do “Marketing de Guerrilha” é gastar energia e não dinheiro e é nesse momento que a internet se caracteriza como uma das ferramentas mais baratas e eficazes para promoção de qualquer produto.

As redes sociais interferem na disseminação da notícia, a medida que enviam e-mails com propagandas, citam produtos e indicam produtos,etc. Se essas ações forem feitas por pessoas megaconectadas os efeitos são ainda melhores. Esse tipo de marketing pode ser chamado de marketing viral, onde as pessoas disseminam uma idéia espontaneamente por meio de filmes, fotos, arquivos, etc.

Um exemplo seria a “Apple” que através de blogs e sem nenhuma propaganda veiculada no Brasil transformou o iPod em um objeto de desejo para muitos brasileiros.

Porém empresas do ramo como a agência Espalhe (
http://www.espalhe.inf.br/) salientam que a internet pode se tornar uma ferramenta publicitária como outra qualquer se atuarem passivamente, ou seja, se não explorarem o lado interativo da rede.













0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home