Monday, September 11, 2006

Co-link

Em grupos de 4 pessoas acessar www.co-link.org e escrever textos coletivos com, pelo menos, quatro links cada.

No blog, responder:

a- Qual modelo de rede pode ser aplicado ao exercício? Explique.

Dependendo da forma como é utilizado o “www.co-link.org” ele pode caracterizar um modelo de rede diferente. A meu ver caracteriza-se como um Modelo de Rede Sem Escalas já que não se refere a aleatoriedade na escolha dos textos, as pessoas tendem a escolher textos por quais tenham algum interesse, que os títulos lhes chame a atenção ou indicado por algum amigo. Textos que tenham títulos que chamem a atenção mais facilmente ou que sejam indicados a muitas pessoas exercem conexão preferencial, ou seja, mais pessoas tendem a editá-lo ou pelo menos a ler esse texto. Sendo assim a alteração de um texto com conexão preferencial será mais notada do que a de um outro texto qualquer.

Ao mesmo tempo dentro essa escolha de determinados texto pode ocorrer graças aos “pequenos mundos”, caracterizando-se como outro tipo de rede. Textos com um determinado tema chamam a atenção, e tendem a ser editados, por pessoas específicas e com interesses em comum, que participam de pequenos grupos com interesse em comum e que se conectam entre si.

b- O co-link pode ser considerado um exemplo de CMC? Explique.

Sim, já que permite a comunicação das pessoas através dos computadores. Os textos possibilitam a comunicação de massa, que é emitida de uma pessoa para muitas outras. Porém foge do conceito de comunicação de massa à medida que permite a alteração de seus textos, sendo assim a comunicação seria emitida por muitas pessoas para muitas pessoas. Dependendo de sua utilização pode ser uma ferramenta com interação imediata (sincronia) ou não imediata (assíncrona).

c- Quais características do hipertexto estão presentes? Explique.

Apesar de conter texto que, em sua maioria, se baseiam em ficção a idéia inicial do “co-link” que seria a troca de informações e formação de textos que, ao poucos, fossem complementados ocorre no site. Caracteriza-se como hipertexto já que apresenta multineariedade, ou seja, possui diversos links de texto, e ainda linsk dentro dos textos, que podem ser escolhidos por quem acessa o site.
Possui a estrutura de rede já que é formado por diversas informações que são dispostas em forma de texto e imagens (links) e que são interligadas por nós. Apresenta ainda modulariedade quando cada parte do texto e seus respectivos links se conectam e juntas formam uma um conjunto de informações que se complementam.
Em sua utilização o co-link permite interação total de seus usuários com o material disponibilizado também por seus usuários, podendo assim ser classificados como hipertextos construtivos (Mhicael Joice) ou cooperativos (Primo).

d- O texto coletivo é uma forma de inteligência coletiva (Lévy)?

Sim, no caso do co-link a escrita coletiva se caracteriza como inteligência coletiva uma vez que diversos são os autores do texto e diversas são as contribuições desses deferentes autores. As fronteiras entre quem é o autor e quem é o leitor do texto já não existem, já que todos podem contribuir e inclusiva alterar as contribuições anteriores (Landow). O co-link pode ser então um texto polifônico, que contem a contribuição de diversos locutores ou ainda, um texto “escrevível” que é construído pelo leitor. A inteligência coletiva se concretiza quando os diversos autores do texto expõem seus conhecimentos e interagem na formação do texto que possui diversas opiniões e pontos de vista.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home