Wednesday, October 18, 2006

atividade dia 18/10

ATIVIDADE:

1) Procurar três exemplos de MOBILIDADE na comunicação mediada por computador (via Internet). Explicar como essa mobilidade modifica os padrões de comunicação.

2) Pensar em uma remidiação para um sistema de CMC, de forma a abranger a mobilidade. Explicar se é IMEDIAÇÃO OU HIPERMIDIAÇÃO.

3) Analisar como a mobilidade interfere na POLÍTICA no ciberespaço. Dar exemplos.

4) Analisar como a mobilidade interfere na SOCIABILIDADE no ciberespaço. Dar exemplos.

1) Um exemplo de mobilidade mediada por computadores seriam as mensagens de texto que podem ser enviadas da Internet para qualquer celular como os da operadora Claro (http://www.claro.com.br/). Um outro exemplo seriam as tecnologias de conexão “wireless” (internet sem fios) quando utilizadas em leptops que possuem dispositivos para esse tipo de conexão. Ainda é possível citar como exemplo a possibilidade disponibilizada por muitas operadores da verificação e envio de e-mails através do celular, e o próprio acesso a internet através deles.

Toda essa mobilidade modifica a forma como o homem interage em suas relações com a informação. Hoje grande partes das informações estão no mundo virtual e com a mobilidade elas podem estar em qualquer lugar a qualquer hora. A notícia não possui mais vínculo com o papel, com jornal. É possível acessar diversas informações em qualquer lugar. E como já citado na aula anterior o jornalista vem deixando, cada vez mais, de mediar a relação entre as pessoas e a noticia já que ela se propaga de outras formas, graças a tecnologia. Essa mobilidade acaba causando o hábito e, porque não, a “neurose” de que o ser humano tem que saber tudo a toda hora e, principalmente, em qualquer lugar.

2) O meu exemplo de REMIDIAÇÃO seria a implantação de uma estrutura interna no corpo (microprocessador) que seria comandado pela força do pensamento. Seria como um computador interno, o aproveitamento dos dois circuitos mais “próximos da perfeição” até hoje criados: o cérebro e o computador. O usuário poderia conectar-se a internet e executar programas. Esse acesso poderia ocorrer em qualquer local já que seria mediado por satélite. Nesse caso este veículo precisaria chamar a atenção para não se confundir com os pensamento humanos que expressassem apenas vontade mas não a execução de qualquer ação. Seria necessário lembra sempre ao ser humano a diferença entre seus poderes de pensamento quanto ao veículo e entre seus desejos. Entretanto dependendo da mensagens que fossem executadas no “computador interno” outros veículos estariam se “apagando” mas não o “computador”.

3) A mobilidade interfere na comunicação como um todo, consequentemente interfere na política. Hoje a mobilização de multidões é mais fácil de ser realizada já que através de celulares é possível entrar em contato com milhares de pessoas de forma rápida. A grande questão hoje não é apenas informar, o que pode ocorrer de forma rápida pelos celulares, mas sim conseguir mobilizar as pessoas em prol de uma mesma questão. Essa mobilização não abrange apenas reuniões de pessoas, como a citada na aula passada na Espanha, mas também influências de pensamento. A divulgação de ideologias e idéias hoje é feita em grande parte através de dispositivos móveis e acreditar ou não nessas idéias influência as decisões políticas em países democráticos como o Brasil.

Um exemplo dessa influência pôde ser percebido no referendo desarmamento onde uma das estratégias publicitárias das equipes foi o envio de mensagem de texto para os celulares de “formadores de opinião” explicando e defendendo seu ponto de vista. A decisão do referendo não foi apenas de uma questão prática mas também de duas plataformas políticas que “indiretamente” se enfrentaram.


4) Se as relações sociais se modificaram com a internet com a mobilidade essas mudanças foram ainda maiores. A troca de mensagens que antes só era permitida se as duas ou mais pessoas estivessem conectadas a computadores e a internet hoje atravessou barreiras como essa e o MSN pode ser acessado pelo próprio celular. As mensagens podem ser mandadas da internet para qualquer dispositivo móvel, como laptops. Como conseqüência disso temos a aproximação das pessoas no sentido virtual e talvez uma “desaproximação” concreta. Hoje o homem tem um clico de amizades enorme e sempre crescente, sendo que metade desses “amigos” ele não conhece ao vivo e a cores. As relações sociais atravessaram as fronteiras e adquiriram novas características. Com a adaptação dessas tecnologias aos dispositivos móveis a sociabilidade se modifica mais uma vez. Como no exemplo citado em aula em que através do celular será possível localizar as pessoas por tecnologia de satélite, essa ação modifica totalmente a relação do homem com seu meio social, e essa “evolução” é continua e deverá seguir ocorrendo juntamente com os avanços das tecnologias.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home