Wednesday, October 25, 2006

Buscas

Exercício:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS

ESCOLA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E MULTIMÍDIA EXERCÍCIO

http://www.ask.com/
http://www.google.com.br
http://www.yahoo.com.br
http://www. altavista.com
http://www.hotbot.com

1) Com os buscadores selecionados, fazer uma busca pelas três palavras-chaves.

Determinar:
a) Quantos resultados cada um encontrou?

Basement Jaxx
Ask- 444.400
Google- 2.960.000
Yahoo- 2.950.000
Altavista- 2.930.000
Hotbot- 444.200

Josh Rouse
Ask- 139.800
Google- 1.130.000
Yahoo- 723.000
Altavista- 725.000
Hotbot- 139.800

Massive Attack
Ask- 5.056.000
Google- 22.800.000
Yahoo- 27.100.000
Altavista- 26.800.000
Hotbot- 5.055.000

b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê?

A maioria dos buscadores apresentou resultados bem semelhantes quanto aos três assuntos. O Ask trouxe o diferencial de apresentar uma pequena biografia da banda procurada com foto no topo da página facilitando a busca, o ponto negativo é o idioma, relacionando a grande maioria das páginas em inglês. Outro ponto positivo do Ask são os links relacionados elencados no lado direito da página. Apesar do costume em usar sempre o Google, o Altavista se apresentou mais completo já que a busca foi idêntica a dos outros buscadores porém ainda foi possível procurar por vídeos e MP3.

c) Quantos links “patrocinados” apareceram?

Basement Jaxx
Ask- 0
Google- 0
Yahoo- 0
Altavista- 3
Hotbot- 0

Josh Rouse
Ask- 0
Google- 0
Yahoo- 1
Altavista- 1
Hotbot- 0

Massive Attack
Ask- 0
Google- 0
Yahoo- 0
Altavista- 3
Hotbot- 0


d) Como cada buscador utiliza a propaganda?

Ask – Não possui links de propaganda. Elas estão “espalhadas” pelos resultados encontrados.

Google- No caso específico das palavras-chaves escolhidas não apresentou links de propaganda como costuma apresentar em outras buscas. Quando existem os links são listados no canto direito da página.

Yahoo- Os links patrocinados são apresentados no topo da busca em um “box” azul.

Altavista – As chamadas “combinações patrocinadas” freqüentes no site são listadas no topo da página sem muitas distinção dos itens restantes, podendo atrapalhar a busca.

Hotbot- Por buscar no próprio Ask, o site não apresenta links de patrocínio diferenciados, eles estão “espalhados” pelos resultados encontrados.



e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores?

Ask- O buscador permite que o usuário realize a busca por toda a web, por imagens, notícia, blogs e produtos.

Google- Assim como no Ask, no Google é possível buscar pela web, por imagens, notícias e ainda por grupos no dispositivo “google groups”. O usuário pode escolher por sites em toda a web, página em português ou ainda páginas do Brasil.

Yahoo- No Yahoo o sistema é semelhante ao do Google, porém não existe a opção de procura por apenas páginas do Brasil.

Altavista- No Altavista o diferencial são as opções de MP3 e vídeos com buscas bem específicas, com opções como o formato do arquivo. Ainda é possível escolher por uma busca em quase 50 idiomas diferentes.

Hotbot- o buscador é praticamente um link a outros buscadores. Nele é possível acessar Ask, MSN e Google.

2) Google Bombing –

Observar:http://www.google.com/search?q=anti-war%20peace%20protesters
http://www.google.com/search?q=buffone
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=D%C3%A9spota+Cachaceiro&btnG=Pesquisar&meta=
http://www.google.com/search?q=failure
http://www.google.com/search?q=food+nazis
http://en.wikipedia.org/wiki/Google_bomb

a) Como o uso da google bombing pode afetar a internet economicamente?

A medida que os buscadores são os guias dos usuários da internet, o seu mau funcionamento prejudica todo o acesso a rede. Graças ao grande material e que está em constante mudança, muitas vezes é difícil encontrar o link relacionado ao seu interesse. A maioria dos buscadores trabalha para facilitar cada vez mais essa busca implantando filtros, porém os Google Bombs vem na contramão dessa corrente dificultando ainda mais o acesso ao site desejado. A confusão provocada por “essa brincadeira” acrescenta mais descrédito a internet, um meio ignorado por muitos na hora de anunciar produtos. Quando mais confusa for a rede menos anunciantes irão se interessar pela internet como um maio de comunicação, que aos poucos se tornará impreciso e bagunçado.

b) E politicamente?

Os Google Bombs afetam a internet politicamente já que são, na maioria das vezes, instrumentos de protestos. Um exemplo é o caso em que o página o presidente norte-americano Bush está no topo da busca relacionada a falavra “failure” que me português significa fracasso, falência. Google Bombs como esses afetam a imagem de políticos e celebridades ao redor do mundo, podendo inclusive incitar outros tipo de manifestações menos pacifistas quanto a opiniões pessoais.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home