Wednesday, November 01, 2006

apropriação, desvio e despesa improdutiva

Apropriação, Desvio, Despesa Improdutiva
(Bataille, Lemos, Castells, Becker)

1) Procurar três formas de:
- apropriação

E-mail - é uma tecnologia criada que uniu os objetivos da técnica aos objetivos pessoais de cada um de nós, originando uma nova função. A virtualização de uma velha conhecida da humanidade, a carta, foi totalmente incorporada pelas pessoas e se tornou indispensável para muitas empresas facilitando a comunicação do homem.

Buscadores - nascidos já na atualidade os buscadores de Internet são um bom exemplo de apropriação, a tecnologia facilitando a vida de quem usa a internet. Cada vez mais modernos esses serviços de busca são vitais para o funcionamento da rede com agilidade.

Orkut – o Orkut é outro exemplo de apropriação que “deu certo”. Surgiu com a intenção de unir as pessoas de acordo com seus interesses e ainda faz essa ação. Através de comunidades relacionadas “o Brasil se encontra no Orkut”.

Por minha linha de raciocínio os exemplos citados acima todos podem ser exemplos de apropriação e de desvio também, quando analisados por uma outra ótica.

- desvio

E-mail – Criado para facilitar e tornar mais rápida e segura a comunicação entre as pessoas, quando é mal utilizado o e-mail perde grande parte dessas características. E-mails com spans, a mesma mensagem enviada a centenas de pessoas, ou com correntes a serem seguidas, com propaganda inútil e com vírus tornam impossível a utilização dessa tecnologia com plenitude.

Buscadores – como já foi falado em aulas anteriores, casos como os da “google bombing” são um bom exemplo de desvio. Pessoas mal intencionadas utilizam de um serviço do quais todos dependem na rede para promover ideologias próprias.

Orkut – provavelmente os criadores do serviço não esperavam as modificações que o Orkut sofreria ao longo dos anos. Hoje a rede conta com perfis falsos, comunidades de pedofilia, racismo,etc é utilizado para promover encontros criminosos de torcidas de futebol entre outros diversos desvios de sua intenção original.

- despesa improdutiva

Fotolog, MSN e Orkut são três exemplos de despesas improdutivas. Apesar de também serem utilizados para fins construtivos como aula e trabalho, na maioria das vezes são fontes de lazer onde o internauta “esquece da vida” e navega sem compromisso. Vale lembrar as horas de ócio também fazem parte de qualquer processo de criação e muitas vezes contribuem para o sucesso de novas idéias.

Nos softwares da internet. Analisar e explicar como se deu o processo de apropriação geral de cada um dos três.

2) Visitar

http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cyberpunk/_arqui/paghack/texto2.html
- arquivo de páginas que foram “hackeadas” por defacers

http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cyberpunk/_novid/hist/index.html
- entrevista com delegado da PF sobre crimes virtuais

http://www.astalavista.com
- “buscador underground”

http://www.correiodabahia.com.br/2001/06/13/noticia.asp?link=not000028528.xml
- notícia de atividade “hacker”

3) Responda, baseado no 2:
- Como as atividades hacker e cracker refletem a ideologia cyberpunk? Explique.

O movimento Cyberpunk foi influenciado pelos ideais de outro conhecido movimento: os punks. Assim como seus “ídolos” os cyberpunks encontraram uma forma própria e atual de se chocar contra o sistema. Inicialmente, baseados pela lógica do “faça você mesmo”, o movimento se originou quando “nerds” com um poder aquisitivo médio decidiram construir computadores na garagem de casa. O cyberpunsk saiu do underground, ou pelo menos atravessou as fronteiras físicas de território, e hoje influencia centenas de pessoas ao redor do mundo. A ideologia cyberpunks é disseminada principalmente entre os hackers e crackers, eles criam suas próprias regras, uma forma própria de ver utilizar a internet. Os hacker utilizam seu grande conhecimento em informática para criar programas e formas de acessar a rede que surjam de qualquer lugar do mundo, não necessariamente de uma grande multinacional. Já os crackers aproveitam-se desse conhecimento para invadir sistemas privados, roubar senhas, inutilizar páginas de internet, etc.

- É possível perceber a atividade cyberpunk como necessária a cibercultura? Explique.

Acredito que toda forma de choque contra o sistema gera reflexão que sempre é bem-vinda. No caso das ideologias cyberpunks essa reflexão se dá principalmente quanto a forma centralizada de poder para o produção de computadores e softwares. É sempre bom questionar sobre até onde a criação de um império é bom para a rede e se não existem formas alternativas de se produzir uma inteligência coletiva menos capitalista.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home